História

O Centro de Formação de Enfermagem Ana Nery foi fundado em 20 de abril de 1998, por iniciativa de: Andréa de Fátima Reis Araujo, Loutegards de Sousa Carvalho Pereira e Maria Aparecida Barroso Coutinho, que permaneceram na direção da escola até o ano de 2008. Após esse período o Ana Neri passou a ser administrado apenas por Loutegards de Sousa Carvalho Pereira. No início foi intitulado como Centro de Formação de Enfermagem Ana Nery e tinha o objetivo de formar técnicos na área de enfermagem a partir do desenvolvimento de competências relacionadas às suas áreas de atuação. Foi à primeira escola de ensino técnico em enfermagem a incluir o estágio curricular em sua ementa. 

O Ana Neri Educação Profissional teve sua primeira instalação situada na rua do Passeio, ao lado do hospital Djalma Marques (Socorrão I), no Centro de São Luis/MA. A Instituição iniciou suas atividades com uma turma no turno vespertino e duas no turno noturno. Oferecia os cursos de Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem, com duração de quinze e dezenove meses, respectivamente e funcionava com os seguintes setores: direção, secretaria, recepção e duas salas de aula. O corpo docente era formado por seis professores, que utilizavam a metodologia de exposição oral.

Em maio de 1999, em virtude do aumento da demanda de alunos, o Ana Neri transferiu-se para a Travessa Barão de Itaparí, nº 60, Centro de São Luís (próximo ao hospital Universitário Presidente Dutra), com o total de 10 turmas, sendo duas no turno matutino, quatro no turno vespertino e quatro no turno noturno. Nesse período iniciou os cursos de Instrumentação Cirúrgica, Enfermagem do Trabalho, além disso, inaugurou sua primeira filial no interior do Estado, Caxias/MA aumentando para 339 o número de alunos.

Em sua nova sede, com o curso já reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação – CEE/MA, o Ana Neri contava com oito funcionários distribuídos entre secretaria, recepção, biblioteca, setor de estágio e serviços gerais. Nesse período a metodologia utilizada pelos professores consistia, em sua maioria, em aulas expositivas, apesar da Instituição já dispor de recursos didáticos e audiovisuais.

Após vencer o processo licitatório do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), ainda no prédio na Travessa Barão de Itaparí, o número de alunos aumentou acentuadamente e, por isso, nasceu a necessidade de um local mais amplo que comportasse segura e confortavelmente todos os alunos.

A partir de maio de 2001, a escola passou a ter como sede o prédio localizado na Rua Rio Branco, nº 14, Centro de São Luis (Maranhão) e funcionou em 22 municípios com o PROFAE, com 116 turmas, 226 docentes e 51 funcionários divididos em administrativos e pedagógicos e atendia um total de 3.856 alunos. Além desses números, a instituição funcionava com 18 turmas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Em 2003, o Ana Neri inaugurou a unidade de Bacabal/MA, atendendo aos mesmos cursos oferecidos em São Luis. Atualmente, esta unidade oferece os cursos técnicos em enfermagem, segurança no trabalho, radiologia e especialização em enfermagem do trabalho tramitando no Conselho Estadual de Educação para autorização. Possui nove turmas, distribuídos nos turno matutino, vespertino e noturno com um total de 221 alunos.

No ano de 2007, foi inaugurado o Centro de Capacitação e Prática do Ana Neri Educação Profissional, equipado com laboratórios que viabilizam a integração da teoria e prática, para estimular a discussão e problematização das temáticas relacionadas à educação e saúde.

Levando em conta as perspectivas de expansão, em 2008, o Centro de formação de Enfermagem Ana Neri modificou seu nome fantasia para Ana Neri Educação Profissional, e revitalizou a marca incluindo 4 cores ao símbolo, que representa as áreas de conhecimento de modo a abranger e classificar diversos segmentos de cursos.

Pautado em valores de responsabilidade sócio-ambiental, o Ana Neri oferece aos alunos a oportunidade de praticar e exercer sua cidadania realizando e participando de ações sociais. Em 2012, participou da II Gincana Ecocemar, evento promovido pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que visa mobilizar a consciência ambiental através da coleta seletiva e reciclagem, e recebeu o prêmio de 2º lugar. A partir da gincana, a Instituição iniciou um projeto de coleta seletiva para o público interno.

 Motivado pelos 400 anos da cidade de São Luís, comemorado em 2012, desenvolveu trabalho de revitalização em prédios tombados, no Centro Histórico da cidade, os quais utiliza como sede da Instituição.

 Atualmente, o Ana Neri Educação Profissional atende em duas unidades em São Luís (Centro e Cohab), com 1.427 e 1.107 alunos, respectivamente e uma em Bacabal que atende a 221 alunos, totalizando 2.755 alunos.  A Instituição oferece cursos nas áreas de saúde e humanas com os cursos técnicos em enfermagem, nutrição e dietética, estética, meio ambiente, radiologia, análise clínicas, segurança no trabalho além dos cursos de atualização em Instrumentação Cirúrgica e Especialização em Enfermagem do Trabalho além de cursos de qualificação em diversas áreas e se prepara para iniciar cursos na área industrial.

Partindo da necessidade de um ensino contextualizado e interdisciplinar, voltado aos princípios e valores presentes nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares da Educação Nacional, o Ana Neri Educação Profissional optou por uma metodologia problematizadora do processo de ensino-aprendizagem, na qual, através do diálogo, da discussão, da reflexão, da pesquisa, de estudos de caso e de busca de soluções, o aluno encontra respostas para os problemas mais comuns do cotidiano profissional formando profissionais capacitados, conhecedores das bases tecnológicas e éticas referentes às suas áreas de atuação.

Preocupado com a formação de qualidade dos alunos, o Ana Neri investi em melhorias contínuas, tais como:

  • Adoção de Língua Portuguesa e Matemática básica, Informática, metodologia de Ensino e outros temas transversais;
  • Criação de um corpo pedagógico capacitado, que desenvolve planejamentos e auxiliam no desenvolvimento dos cursos;
  • Coordenação de estágio focada na busca de campos de estágios e distribuição de alunos nos mesmos;
  • Atua em programas de capacitação pedagógica com professores e funcionários que acontecem duas vezes ao ano;
  • Ampliação do acervo bibliográfico;
  • Recursos audiovisuais modernos;
  • Melhoria nas instalações do ambiente escolar;
  • Diversificação das metodologias utilizadas em sala de aula;
  • Modificação da grade curricular com ênfase na integração e interdisciplinaridade;
  • Investimento em Tecnologia da Informação, com a aquisição de um sistema para gerir a Instituição de Ensino e oferecer aos usuários um conjunto de ferramentas que integram e otimizam os processos dos setores;
  • Criação do “Site” e “Fan Page” (Facebook) visando construir um canal de relacionamento com o público.

Ao longo dos seus quinze anos, o Ana Neri Educação Profissional se consolidou na formação técnica de profissionais que atendem as exigências do mercado de trabalho. Hoje, a instituição se mantém na busca por recursos inovadores que possibilitem um trabalho com eficiência e qualidade, dispondo de uma equipe com profissionais qualificados, conteúdos atualizados e contextualizados, a fim de proporcionar a construção das competências e habilidades propostas.

Fale Conosco
Centro (98) 3312 2705 - (98) 3312 2706 | Cohab (98) 3312 6060 | Bacabal (99) 3333 6655
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
2012 © Todos os direitos reservados - Ana Neri Educação Profissional